A cada dia, mais comerciantes e empresas entendem que o mercado digital é o futuro da relação deles com os clientes e onde estarão as maiores possibilidades de interagir com eles e vender.
O que há alguns anos, para muitos, era um sonho e caro (porque o mercado de empresas especializadas em negócios digitais e as ferramentas eram muito menores), hoje é acessível a qualquer empresa, seja de que porte for: abrir uma loja virtual.
E o melhor, pode ser gratuito e muitas vezes sem contratação de profissionais especializados. Basta dedicar tempo para estudar bastante cada passo e executar.
Vamos falar um pouco sobre como criar sua primeira virtual e obter mais sucesso em seu negócio.
Antes de começar: você já tem a ideia do seu negócio pronta?
Existem etapas que são inerentes a criação de um negócio, independente de ser uma loja física ou virtual, e que devemos sempre nos preocupar antes de ir pro mundo digital.
- Identidade do Negócio: o que vai vender, o que pretende proporcionar ao cliente com seus produtos (valores intangíveis), os diferenciais do produto, os princípios da empresa (missão, visão e valores). Toda esta construção forma uma imagem que será lembrada pelos clientes.
- Identidade Visual: definir que padrão visual será usado no site e nas redes sociais e construir o logo da empresa ou redefinir o atual, caso ele não tenha o mesmo impacto visual no mundo digital. O logo chega antes do nome e dos valores, é preciso investir em qualidade e acerto na imagem.
- Plano de Negócio: o primeiro e mais importante documento da empresa, visa definir os canais de comunicação, ações, custos, previsão de receita e despesa, cenários, premissas e valores de investimento.
Escolha e registro do Domínio
É o registro de nascimento digital da sua loja. Aqui você definirá o domínio (a URL, por exemplo: www.lojadainternet.com.br e após isto deve registrar, de forma que nenhuma outra pessoa possa usar o seu domínio.
O registro sempre pertencerá a quem registra-lo primeiro e acredite: é muito comum você encontrar um domínio já registrado. O domínio acima, por exemplo, foi digitado livremente neste texto e já existe.
Procure escolher um domínio que identifique claramente a sua loja, seja curto e fácil de memorizar. Se a sua chama-se Bazar da Lóris, procure usar www.bazardaloris.com.br, caso existe, tenta variações que não fujam do nome principal, por exemplo www.bazarloris.com.br ou www.daloris.com.br.
Existem inúmeros sites como o Registro.br, o UOL e o Hostgator onde você pode registrar seu domínio – o pagamento costuma ser anual.
Escolha e plataforma da sua loja virtual
A plataforma nada mais é do que a empresa fornecedora da tecnologia onde você poderá desenvolver a loja com todos os recursos que a plataforma oferece. É uma escolha crucial, pois nela se apoiará toda a estrutura de uso e funcionalidades que você desejar criar para a sua loja virtual.
Existem plataformas gratuitas e pagas, e cada uma oferece uma determinada gama de funcionalidades. O que podemos adiantar é que as plataformas gratuitas, via de regra, são mais limitadas que as pagas e não permitem a customização das páginas.
Recomendo as plataformas pagas e uma boa pesquisa antes da escolha para ver o que cada uma oferece.
Escolha o sistema de pagamentos da sua loja virtual
Para uma loja virtual em iniciação, recomenda-se os intermediadores de pagamento como o MOIP. Eles cobram uma taxa fixa por transação mais um percentual sobre a venda, o que os torna mais caros que os gateways (PagSeguro e Paypal), porém são soluções mais simples de operar, assumem risco antifraude e fazem adiantamento de recebíveis.
Definir o Marketing da sua loja virtual
Sua loja virtual está pronta, com produtos cadastrados, sistema de pagamento definido. Mas os clientes sabem disso?
Essa é a hora de definir que estratégias serão usadas para que a sua loja virtual apareça no mercado digital, atraia o máximo de clientes e aumente as possiblidades de vendas. Recomendamos um profissional – Consultor de Marketing Digital – para estabelecer com você o marketing da sua loja a partir de todas as informações que ele coletará sobre os produtos, o perfil de clientes e sua expectativa de ganho.
Os pontos principais deste trabalho são:
Redes Sociais
Definir em quais redes sua loja virtual deve marcar presença– normalmente as lojas virtuais comerciais tem pelo menos uma página de Facebook e uma de Twitter e, dependendo do produto, uma no Instagram. O importante não é estar em todas, mas naquelas que agregam visibilidade útil à sua loja e seus produtos.
Conteúdo
Na loja virtual e nas redes sociais, é importante gerar conteúdo (artigos, chamadas, descrições) que criem visibilidade nos motores de buscas do Google, que é onde começa a jornada de compra. O conteúdo deve ser atraente para que o cliente se relacione e se engaje com a empresa sem uma intenção ostensiva de vender no primeiro momento.
O Conteúdo, se bem aplicado, pode gerar muito tráfego e venda orgânica – sem custo. Porém, exige geração e manutenção periódica, criando dinamismo e atraindo clientes.
Propagandas
O Conteúdo pode ser poderoso para gerar cliques e vendas, mas tem limitações com o Google. Por este motivo, é importante investir em propaganda paga – Google Adwords, Facebook Ads. Pode ser eficiente para gerar as primeiras vendas, que deflagram um movimento de relacionamento que pode ser explorado depois com Conteúdo.
E-mail Marketing
É o canal mais importante para vendas de uma loja virtual. É fundamental manter uma lista de e-mails de clientes para envolve-los em conteúdos, nas redes sociais, e buscar novas vendas no site.
Existem ótimas ferramentas de e-mail marketing que fazem todo este trabalho, interligada com o site e as redes.
Gostou deste artigo? Espero que ele tenha ajudado na tarefa de abrir a sua loja virtual.
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