Quem tem um site ou blog sabe como é difícil conseguir chegar na primeira página do Google. É uma busca constante de novas informações e estratégias que ajudem no ranqueamento. Mas nem sempre as ações aplicadas dão bons resultados e muitos terminam desistindo de manter o endereço virtual.
Por isso, hoje vamos falar sobre uma atualização que o Google fez há alguns anos, a atualização EAT. Ela é muito importante para o ranqueamento da página e muitos não fazem nem ideia que isso existe, muito menos do que se trata.
Conheça agora a atualização EAT do Google – responsável por mudar todas as regras do jogo de SEO.
Atualização EAT do Google
A atualização EAT do Google ficou popular no ano de 2018, focando nas estratégias de otimização SEO.
Essa atualização foi necessária para impedir que conteúdos ruins, prejudiciais e de baixa qualidade, surgissem nos primeiros resultados de busca da plataforma, para que somente aqueles que realmente são de boa qualidade apareçam, visando a melhor experiência do usuário.
O que essa atualização avalia na prática?
Para que você entenda melhor o que está envolvido nessa atualização, primeiro é preciso compreender o que a sigla significa. EAT é uma abreviação de: Expertise, Authoritativeness e Trust. Em português, significa o seguinte:
Expertise
No quesito ‘Expertise’, é avaliado o grau de especialização que determinado conteúdo possui. Por exemplo, várias pessoas podem escrever sobre qualquer coisa como manutenção automotiva ou algo relacionado a medicina. Quando esse assunto é escrito por um especialista, a escrita e as informações são melhor abordadas.
Autoridade
No quesito ‘Autoridade’, é avaliado o grau de relevância de um site ou página. Para ter uma boa avaliação é preciso que o site priorize a experiência dos usuários e a quantidade de backlinks.
A atualização EAT avalia se o usuário passa muito tempo na página ou se sai rapidamente. Isso é um fator muito importante para a experiência do usuário. Já na questão dos backlinks, quanto mais indicações para seus sites, melhor será o nível de avaliação.
Confiança
No quesito ‘Confiança’, o que está envolvido é a segurança que a página oferece. Para isso, são analisados a responsividade do design, a presença de links quebrados, a proteção de dados e até mesmo os erros de gramática. Quando isso ocorre, a página não aparece nos primeiros resultados de busca, muito menos nas primeiras páginas.
Como ter uma boa avaliação do Google EAT?
Para ter uma boa avaliação do Google EAT, o mais aconselhável é contratar um especialista em seo, pois, geralmente esses profissionais sabem de todas as atualizações do Google e as chances de ranqueamento são maiores.
Mas algumas coisas podem ser feitas por você mesmo durante a produção de seu conteúdo como, por exemplo, citar o autor da fonte de matéria ou o redator especialista. Outra dica é deixar claro que as informações colocadas no conteúdo foram extraídas de fontes confiáveis, citando pesquisas científicas, estudos e outras evidências.
Ter uma boa reputação em sites de avaliações como o Reclame Aqui, por exemplo, também é importante, assim como, as demais estratégias.