Muito ouvimos falar sobre SEO para sites e blogs e o quão importante ele é para um negócio, mas o que muitas pessoas não sabem, é que os aplicativos também precisam de uma atenção mais personalizada para gerar mais downloads.
Portanto, continue lendo a seguir para conhecer a otimização ASO para aplicativos, como ela funciona e mais!
1. O que é ASO (App Store Optimization)?
ASO ou App Store Optimization, que em português significa Otimização para App Store, tem exatamente os mesmos objetivos que o trabalho de SEO, só que em um formato diferente.
Isso porque, assim como as técnicas de SEO, o trabalho de ASO também consiste em um conjunto de técnicas que tem como objetivo levar aplicativos às melhores posições orgânicas em suas lojas para gerar mais performance, receita e negócios.
Seja na Apple Store, happymod ios ou Google Play, as técnicas de ASO servem para gerar mais vendas, como como o clássico SEO.
Como otimizar o seu aplicativo para as lojas de apps
1. Aposte em um título interessante para despertar o interesse
A otimização ASO também precisa de um título interessante, bem como o SEO. Então, é muito importante que a palavra-chave utilizada no título tenha um bom volume de buscas. Ou seja, é necessário que haja uma pesquisa minuciosa antes mesmo de colocar um app no ar.
Uma ótima dica é buscar saber quais são os termos mais pesquisados com relação ao conteúdo do aplicativo e o que a concorrência está utilizando, tanto em busca orgânica e paga.
E é ideal saber qual título utilizar antes de disponibilizar o App, pois trocar o título várias vezes é ruim para a divulgação. Portanto, fique atento no que está dando resultados ou não e aposte em uma boa escolha!.
2. Esteja atento ao número de downloads
Outro ponto extremamente importante para a ASO é o número de downloads do seu aplicativo. Então, se o objetivo é melhorar o ranqueamento, ficar atento aos downloads feitos é primordial.
Quanto maior for o número de downloads baixados, melhor será o seu ranqueamento e vice e versa. Isso ocorre pois a maioria dos usuários observam a taxa de downloads feitos para saber se o aplicativo é realmente bom de verdade.
E para que isso aconteça, é preciso utilizar estratégias de marketing para potencializar ainda mais esses números. Isso pode ser feito através de promoções, campanhas de divulgação etc.
3. Obtenha as avaliações e as notas dentro das lojas de forma natural
Por fim, outra ótima dica de otimização de SEO para aplicativos, é incentivar seus usuários a darem um feedback do seu App nas lojas através de comentários. Um app que possui muitos comentários reais possui chances muito maiores de estar na página de aplicativos mais baixados.
Como dissemos anteriormente, as avaliações e as notas são fatores muito importantes para um aplicativo, pois isso gera credibilidade. Porém, poucos usuários têm o costume de deixar um feedback positivo em um app e é preciso, através de ASO, buscar por essas avaliações orgânicas.