Dicas e truques de marketing digital das principais marcas

Dicas e truques de marketing digital das principais marcas (Foto de Canva Studio no Pexels)

Como avaliar o impacto do marketing interativo em sua estratégia? Esses são os tipos de conversa que tendemos a ter com nossos clientes e os tipos de considerações que levamos em consideração ao planejar nosso roteiro de produtos. 

Nessas conversas, descobrimos que existem muitas marcas que medem suas campanhas pelo custo por lead (CPL) associado, enquanto outras adotam uma abordagem mais genérica; 

Existem clientes que buscam alcance e viralidade, outros focam na geração de engajamento, qualificação e segmentação de banco de dados. Saiba mais em thundermustard.com

Sem dúvida, essa é a magia do conteúdo interativo: sua ampla gama de utilizações. Mas também sei que essa mágica torna o marketing interativo um pouco mais difuso quando se trata de apontá-lo como um fator de sucesso.

Será que nos referimos aos formatos interativos e à gamificação como uma arte em que a criatividade é o fio condutor? Ou podemos considerá-la uma estratégia de negócios em que a análise de seus dados é fundamental?

O que vou expor aqui, talvez de forma desordenada, é o que se encontra no trabalho dele, mas espero que possa contribuir com algo de valor e luz quando um departamento de marketing está avaliando investir neste tipo de formato.

Definir qual deve ser o ROI de suas campanhas interativas

Como disse antes, o marketing interativo tem muitos usos, mas ainda existe uma regra de ouro nos negócios: “O que não pode ser medido, não pode ser estratégico, apenas instrumental.”

E é por isso que a principal métrica em todos os tipos de negócios é o ROI, ou seja, “Quanto isso me custa e que benefício obtenho com isso?” É difícil, não é nada romântico, mas é o que é.

E não importa quando, mas esta é a resposta final que todos nós que nos dedicamos ao marketing, principalmente nestes tempos, temos que saber responder

E, é claro … a questão do ROI é sempre uma dor de cabeça para os profissionais de marketing, porque, por mais que a análise de dados esteja em voga, o marketing é um híbrido de ciência e arte. 

Devido à dificuldade de medir o ROI de muitas ações, os departamentos de marketing costumam usar métricas de desempenho internas para medi-lo.

Essas métricas a que me refiro normalmente estão relacionadas à eficiência, e é aqui que as ações de marketing interativo também devem ser medidas.

Mas isso ainda não responde à pergunta que nos é apresentada com o ROI em um nível mais genérico. Imagine, por exemplo, um clube de futebol que lança uma campanha com um seletor de time, pedindo ao seu público que crie o seu “time dos sonhos”. 

Bem, esta campanha se torna viral, obtém milhares de opt-ins e cria um sentimento de pertencimento como uma marca bestial. 

Um sucesso retumbante para todos os efeitos e propósitos. Agora perguntemo-nos se este sucesso se deve ao conceito criativo e se teria tido a mesma recepção com um formato estático.

Perguntemo-nos também se o sucesso se deve à natureza interativa da campanha. Ok, todos nós sabemos que é uma mistura, mas aqui eu gostaria de remover «a ideia criativa» da equação e focar em como eu mediria o impacto e o peso da interatividade neste sucesso.

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