Estratégia de Marketing Digital para pequenas empresas

Toda empresa que deseja ter sucesso on-line precisa ter uma estratégia de Marketing Digital claramente definida. Isso não é mais opcional, mas um must have para empresas que querem sobreviver no mercado mais competitivo do mundo, a Internet.

Como gerente de Marketing Digital, uma das minhas tarefas é explicar aos meus clientes por que eles precisam ter uma estratégia de Marketing Digital completa e como fazê-la funcionar para o benefício de seus negócios.

Por que você deve ter uma estratégia de Marketing Digital?

Existem muitas razões pelas quais você deve ter uma estratégia de Marketing Digital, as mais importantes são descritas abaixo.

#1 – Não se trata mais de SEO e Mídias Sociais

Alguns anos atrás, quando alguém falava sobre Marketing Digital, os profissionais de marketing pensavam sobre SEO. Mais tarde, essa percepção mudou e a mídia social entrou em cena e hoje é muito comum associar Marketing Digital a mídias sociais e SEO.

Como você pode ver no diagrama abaixo, o Marketing Digital tem muito mais pilares, incluindo marketing de conteúdo, marketing móvel, e-mail marketing e muito mais. Mídias sociais e SEO são apenas parte da equação. Uma estratégia de Marketing Digital bem planejada ajudará você a utilizar todos os canais disponíveis para promover seu negócio on-line.

#2 – Você precisa de uma estratégia e de um plano

 se você não anotar sua estratégia de Marketing Digital que inclui o que deseja alcançar on-line e como realmente fazer isso, é como dirigir de olhos fechados.

Ao preparar uma estratégia juntamente com um plano, você saberá exatamente quais ferramentas usar, como usá-las e o que esperar como resultados realistas de cada ferramenta.

Além disso, um plano facilita a comunicação de seus objetivos em sua empresa para que todos os departamentos estejam alinhados à sua estratégia.

#3 – Faça isso antes da concorrência

Mais cedo ou mais tarde, todos os negócios entrarão no jogo de Marketing Digital e as coisas ficarão ainda mais difíceis. Para ficar à frente do jogo, você deve levar sua promoção on-line mais a sério e o melhor lugar para começar é criar uma estratégia de Marketing Digital.

Como garantir que sua estratégia de Marketing Digital gere os resultados esperados?

Obviamente, a melhor maneira seria contratar uma empresa de Marketing Digital que fizesse isso antes, para que você saiba o que esperar sem se preocupar com o como.

Em muitos casos, no entanto, os proprietários de pequenas empresas preferem lidar com a parte de Marketing Digital interna (ou parte dela), por isso é bom saber como fazer isso funcionar (ou pelo menos aumentar suas chances).

As dicas de Marketing Digital a seguir irão ajudá-lo.

#1 – Decida quais ferramentas usar e quando

Mencionei acima que o Marketing Digital tem várias ferramentas, mas se você tentar usar tudo de uma vez (sem ter a experiência e o pessoal), não é uma boa ideia. O que você deve fazer é decidir quais ferramentas começar a usar seguindo estas regras simples:

SEO – leva tempo para gerar resultados e é um processo contínuo. Como primeiro passo, você precisa garantir que o seu SEO na página esteja correto e, em seguida, planeje o restante das tarefas de SEO (SEO off-page, mais conteúdo, etc.) como parte de seu processo mensal.

Mídias Sociais – você precisa fazê-lo a partir do primeiro dia. A mídia social não pode produzir resultados imediatos ou diretos, mas é uma obrigação para todos os negócios on-line. Leia minhas 7 dicas para campanhas de marketing de mídia social bem-sucedidas

PPC (Pay Per Click) – a maneira mais rápida de promover seu negócio online. O PPC tem muitos benefícios para oferecer às empresas e é fácil de usar, mesmo para iniciantes.

#2 – não se esqueça do Marketing de Conteúdo

Marketing de conteúdo é hoje mais importante do que nunca. Se você pensar sobre isso, a web é toda sobre conteúdo e ter o conteúdo certo publicado em seu site pode fazer uma grande diferença para o sucesso ou o fracasso.

Não vou entrar em muitos detalhes aqui (vou cobrir isso em uma nova postagem), mas lembre-se que o conteúdo é importante para obter tráfego de SEO e mídia social e também para converter visitantes em clientes.

#3 – não se esqueça dos e-mails

Marketing por e-mail ainda é uma das ferramentas de Marketing Digital mais importantes. Ele deve fazer parte de sua estratégia de Marketing Digital como uma forma de promover seu negócio e também como uma meta de conversão, ou seja, um dos seus objetivos deve ser aumentar sua lista de e-mail usando todas as técnicas disponíveis.

#4 – esteja preparado para pagar por promoção

Seja para executar uma campanha PPC ou promover suas postagens no FB ou suas mensagens no Twitter, o pagamento pela promoção é inevitável.

Uma boa estratégia digital vem com um orçamento e isso é necessário, pois muitas plataformas (o Facebook, por exemplo) dificultam o alcance de seu público-alvo sem pagar por publicidade.

#5 – meça o seu progresso – Uma das coisas mais legais sobre Marketing Digital é que tudo é mensurável. Ao executar qualquer tipo de campanha, você sabe quantas pessoas visualizaram sua campanha, quantas pessoas visitaram seu website, o que fizeram depois.

Para gerenciar todos esses números corretamente, você precisa medi-los com precisão (usando as ferramentas certas), mas também armazená-los de modo a calcular o progresso feito, os custos e os lucros envolvidos.

Sem rastrear e monitorar uma campanha de Marketing Digital é de certa forma inútil.

Pensamentos finais

Toda empresa, pequena ou grande, precisa ter uma estratégia de Marketing Digital.

A estratégia deve incluir (entre outras coisas) que ferramentas usar, como usar cada ferramenta, o que esperar dela e como você mede o progresso.

O mundo online é muito competitivo e bons resultados podem levar tempo e durante esse tempo você terá que trabalhar duro e até mesmo gastar dinheiro para obter o resultado desejado.

A boa notícia é que, se você fizer tudo corretamente, a Internet pode abrir novas portas para o seu negócio e ajudar no seu crescimento.

 

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