SEO: como seu site pode se destacar nos mecanismos de busca?

Se você navega pela internet, seja consumindo o conteúdo, trabalhando com isso ou tendo um negócio online, já deve ter visto o termo SEO. Mas você sabe o que é isso e qual a sua importância? Aqui no nosso blog, vamos descomplicar esse assunto para você e mostrar o que significa SEO e qual a importância desse conceito para os mais diversos perfis e cenários dentro do mundo digital.

O que é SEO?

SEO, ou Search Engine Optimization, é o conjunto de estratégias e técnicas que são montadas para melhorar o posicionamento (ranqueamento) de um site nos mecanismos de busca. Assim, com um bom SEO, seu site pode aparecer bem posicionado de forma natural (orgânica) quando o usuário fizer uma pesquisa no Google. 

Isso porque as pessoas já sabem que o Google coloca nos primeiros lugares os sites mais relevantes sobre determinado assunto, por isso, dificilmente ignoramos os primeiros resultados e vamos para a vigésima página. Muito mais pessoas buscam os resultados de primeira página e, naturalmente, são essas que recebem o maior número de visitantes, que geram mais conversões. E seja qual for o seu objetivo, sabemos que entre eles não está um site sem tráfego.

Como o SEO aumenta a visibilidade nas buscas orgânicas? 

São muitas as estratégias de SEO para melhorar o posicionamento, visitas e conversões de um site, e para que elas sejam bem sucedidas é preciso entender como o Google funciona. São inúmeros os critérios que o Google leva em consideração para ranquear bem os sites, mas podemos destacar alguns que devem ser muito valorizados no seu e-commerce, site institucional ou blog e já não são mais segredo:

Conteúdo:

A essência das buscas na internet é o anseio por maior conhecimento e tirar dúvidas, e isso é feito a partir do momento em que o usuário insere os termos na caixinha de busca.

Esses termos são chamados de palavras-chave e o papel das ferramentas de SEO é identificar quais palavras as pessoas mais usam para buscar sobre aquele tema. Ao fazer a análise de palavra-chave, é possível criar conteúdos de qualidade em cima do que as pessoas gostariam de encontrar, descobrir, saber ou entender.

Autoridade:

O Google se utiliza de uma ferramenta que avalia a importância de cada site, o PageRank. Esse mecanismo informa ao Google o posicionamento dos sites e os organiza em uma lista por ordem de importância. É essa lista que aparece e é baseada no número de acessos que a página alcança, nos links e recomendações que a página recebe, além da qualidade de cliques e do contexto em que eles acontecem. É importante saber que o PageRank avalia tudo isso em conjunto, portanto, as primeiras páginas são as que se destacam em todas essas métricas, sem exceção.

Velocidade:

A experiência do usuário é fundamental para aumentar as visitas e conversões de um site, mas você sabia que o Google também leva isso em conta? O tempo de carregamento de uma página é tão importante quanto o que está contido nela, pois de nada adianta ter um site que oferece todas as respostas ao usuário se ele não puder acessá-las rapidamente. Com certeza você já deve ter abandonado um site que demorasse mais de 3 segundos para carregar, e essa métrica negativa (taxa de rejeição) também é contabilizada pelo Google.

Segurança:

Esse é outro fator que impacta no posicionamento dos sites nos motores de busca, justamente porque a segurança é um ponto muito sensível no ambiente digital. Sites seguros melhoram a experiência do usuário e têm maiores chances de conversão. Portanto, entre as técnicas de SEO relacionadas à segurança estão a avaliação da estrutura do site, das ameaças e riscos (por exemplo, a relevância do site e quais danos poderia sofrer), e a definição de regras para proteção do site. O Google prioriza os sites seguros com os certificados SSL e HTTPS.

Backlinks e Link Building:

O Google também leva em conta quantos links de sites de confiança você recebe. Por isso, é importante ter em seu site links internos e externos relevantes para suprir as necessidades do usuário e aumentar o tempo de permanência na página. Da mesma forma, sites relevantes que linkam para o seu, fazendo com que seu site receba novos usuários e de qualidade, ajudam e muito a melhorar sua visibilidade nas buscas orgânicas.

Esses são apenas alguns dos vários critérios utilizados para melhorar seu posicionamento no Google, e as estratégias são feitas por meio do serviço de consultoria de SEO, dada por profissionais da área de marketing digital. O papel dos experts é efetuar a otimização de sites para os termos corretos, que estejam alinhados com o seu público-alvo, fazer o levantamento das melhores palavras-chave com foco em SEO, o link building e backlinks, as estratégias de conteúdo, a adaptação para a experiência do usuário, etc.

Muito mais que a tradução de Search Engine Optimization, você já sabe mais sobre esse conceito que é um dos pioneiros da internet. Ao contar com especialistas, será mais simples subir posições e encontrar os melhores caminhos para ganhar relevância no Google. 

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