Trade Marketing: o que é, como fazer e exemplos

Trade Marketing: o que é, como fazer e exemplos (Foto: Depositphotos_326645870_s-2019)

O trade marketing, basicamente, é uma estratégia que vai promover o contato entre o consumidor final e o seu fabricante, utilizando distribuidores parceiros. O objetivo é conseguir aumentas as vendas, junto do crescimento do mercado e acompanhando as mudanças de hábitos dos consumidores.

Com essa estratégia, quem produz ganha, pois vai conseguir promover as usa marca, mas também quem distribui, consegue também faturar mais. Fazer o trade marketing não é nenhuma novidade e por isso, muitos se perguntam em relação ao Método Trader Milionário Funciona?

Já tem um bom tempo que os fabricantes faziam com que os seus clientes diretos fortalecessem a marca ao lado dos consumidores finais. Porém, esse conceito e maneira de executar evoluiu bastante para dinamizar o mercado.

O trade marketing é utilizado para projetar parcerias, com resultados que depende da integração entre a equipe de vendas e o time de marketing. Dessa forma, o distribuidor consegue chegar ao fabricante, atendendo com maior precisão aquilo que o consumidor quer.

Por que o trade marketing é importante?

O trade marketing é positivo para quem quer maximizar as vendas e ainda promover a sua marca. Porém, ainda há diversos outros benefícios que podem ser usados para mostrar a importância dessas estratégias. 

Outro ponto positivo é que ele vai ajudar a montar e manter m relacionamento com os principais contatos da cadeia de suprimentos. Quem vende vai depender de quem produz e vice-versa, sendo fundamental manter uma parceria.

Quando uma ação é bem-feita, os canais de venda começam a promover aquele produto, colocando em um local de concorrência, trazendo uma vantagem competitiva a longo prazo. Isso é bem mais comum do que se imagina. 

Para que ser o trade marketing?

Muitas empresas ainda não sabem como funciona na prática e para que serve o trade marketing, acreditando que a sua relação está apenas com uma produção de merchandising, mas não é bem assim.

O trade marketing apresenta ouras funções que são bem importantes e que podem variar conforme a necessidade de cada situação. O primeiro passo para fazer isso funcionar é criando a gestão dos promotores de venda.

Com os anos passando e a marca conseguindo se consolidar no mercado, o trade marketing ganha um foco maior na criação de planos para os clientes. Além disso, vai servir para manter as equipes de venda e de marketing trabalhando juntas, o que aumenta as chances de um posicionamento melhor dos produtos.

A equipe de marketing não consegue cobrir todo o trabalho do trade marketing sozinha. O fabricante precisa do distribuidor para chegar no consumidor com a mesma força, além de que o objetivo dos dois métodos é diferente.

O marketing tem um trabalho de criação com foco maior em agradar o consumidor, levando valor através de um produto ou serviço. O trade marketing foca mais na distribuição dos produtos, com campanhas de incentivo, execução de mix, entre outras ações que melhoram o contato entre o canal de vendas e o fabricante. 

Assim, o trade marketing precisa da ajuda do marketing, mas é muito mais uma ligação com o setor de vendas também. 

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